29 de maio de 2010

AVIÃO ZERO-CAÇAS JAPONESES DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Aviões de combate Zero

Os aviões de caça, tanto agora como naquela época, são projetados para ser ágeis e rápidos. O objetivo principal de um desses aviões é derrubar outros aviões, embora também possa usar suas armas para infringir danos no solo. Mesmo que alguns deles tivessem um pequeno número de bombas, a arma de ataque principal de um avião de caça durante a Segunda Guerra Mundial era a metralhadora. No começo da guerra, o Zero japonês era um ótimo avião de caça, se comparado à concorrência, e tinha três pontos fortes principais:
  • velocidade
  • capacidade de manobra
  • alcance
A velocidade vinha do potente motor radial de 14 cilindros, que tinha dois conjuntos de sete cilindros e gerava cerca de mil cavalos de potência. Esse motor dava ao Zero a velocidade máxima de 530 km/h, embora sua velocidade de cruzeiro normal ficasse um pouco acima dos 320 km/h. Além disso, o avião também tinha trem de pouso retrátil para reduzir a resistência do ar. Já a sua capacidade de manobra vinha do fato de que o Zero era um avião pequeno e leve. Ele era feito de alumínio e pesava aproximadamente 1.650 kg, quando vazio (cerca de 2.720 kg quando estava totalmente carregado, com piloto, combustível e munição). A extensão das asas era de 12 m e seu comprimento era de 9 m. Para se ter uma idéia do tamanho dele, compare-o com um Cessna 152. O Cessna é um avião pequeno muito usado atualmente para treinamento de pilotos, e você pode vê-los em qualquer aeroporto. Pois é, o Cessna 152 é o menor dos aviões, com extensão das asas de 10 m e 7 m de comprimento. O Zero não era muito maior não, mas tinha dez vezes a potência do Cessna e uma estrutura extremamente forte.
Em velocidades mais baixas, o Zero tinha um raio de curva muito pequeno. Essa habilidade de fazer curvas estreitas permitia que ele fosse mais ágil do que qualquer outro avião de caça. No entanto, essa capacidade de manobra diminuía em velocidades maiores.
O alcance do Zero vinha dos grandes tanques de combustível. Ele carregava cerca de 600 litros de gasolina, assim como mais 355 litros de gasolina em um tanque externo descartável, o que dava a ele um alcance de 1.930 km (quase 3.218 km se contarmos o tanque externo).
Quanto ao arsenal, o Zero tinha três tipos de armas:
  • duas metralhadoras de 7,7 mm na fuselagem (500 cartuchos cada uma)
  • dois canhões de 20 mm nas asas (60 disparos cada)
  • duas pequenas bombas opcionais que pesavam cerca de 60 kg cada uma
Mas o Zero não era perfeito. Como mencionamos acima, ele perdia muito de sua capacidade de manobra em altas velocidades. Além disso, o piloto ficava totalmente desprovido de blindagem, os tanques de combustível eram finos e leves, e não havia nada a bordo para apagar um incêndio. Essas omissões, embora mantivessem o avião muito leve, também o deixavam frágil. Não era preciso muito para abater um Zero. As tabelas a seguir resumem os números do Zero:

Nome Designação Fabricante Peso (totalmente carregado) Envergadura de asa Comprimento
Zero A6M Mitsubishi 2.644 kg 12 m 9,1 m

Velocidade
máxima
Altitude
máxima
Alcance
máximo
541 km/h 9.754 m 1.932 km

Motor Calibre da metralhadora Localização da metralhadora
(número)
Calibre do canhão Localização do canhão
(número)
Capacidade para bombas
Sakae 21 radial
1.030 hp
7,7 mm Fuselagem (1)
Asas (2)
20 mm Parte externa das asas (2) 2, com 60 kg cada
Os aviões de caça Zero dominaram o ataque a Pearl Harbor, atingindo navios e campos aéreos com metralhadoras. Devido ao fator surpresa do ataque, foram pouquíssimos os aviões americanos que chegaram a sair do solo, sendo que a maioria dos aviões americanos parados em Pearl Harbor era do tipo Curtiss P-36 Hawks e Curtiss P-40 Warhawks.
Na próxima página, vamos dar uma olhada nos bombardeiros que os japoneses usaram.

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